QUEM SOMOS

A água é uma substância que está presente em todos os seres vivos. é a principal responsável por quase todas as reações químicas que acontecem no planeta. as primeiras formas de vida surgiram através da água, conseqüentemente, as primeiras atividades aquáticas.

Depois da corrida de rua, o esporte que vem ganhando mais adeptos no mundo é a natação em águas abertas, popularmente conhecida como maratonas aquáticas.

O projeto jacanoá surge da necessidade de atender a estas pessoas, crianças, jovens, adultos e terceira idade. são aulas de natação no lago com um propósito que vai além do exercício físico. por meio da prática da natação, o projeto busca melhorar a qualidade de vida dos alunos, desenvolvendo a consciência ecológica, prevenindo acidentes no lago ou em qualquer ambiente aquático, seja no mar, cachoeira, rio, piscina, etc. e promovendo a integração e inclusão social.

O projeto propõe a prática da natação como esporte, como qualidade de vida, e perspectiva de futuro. a jacanoá tem a proposta de ensinar a nadar no lago, aperfeiçoar técnicas de natação, ensinar técnicas de salvamento, iniciar o treinamento para maratonas aquáticas, aquathlon, triathlon e esportes afins, que têm como base a natação em águas abertas.

Assim, o projeto jacanoá irá desenvolver e aprimorar uma metodologia de trabalho que abrange as diferentes técnicas que pautam o ensino e aperfeiçoamento da prática da natação, proporcionando inclusão e integração social, resultados para a saúde e para a formação de um cidadão mais consciente de suas responsabilidades no mundo contemporâneo, incluindo neste último o cuidado com meio ambiente.

Objetivos Gerais

  • oferecer às crianças, jovens, adultos e idosos a oportunidade de desenvolver suas aptidões e habilidades aquáticas;
  • auxiliar o desenvolvimento físico-mental e sócio-emocional dos participantes, possibilitando à troca, a interação, a socialização, o senso de responsabilidade, a disciplina e o respeito mútuo em nossa comunidade;
  • proporcionar aos integrantes, condições para que adotem comportamentos favoráveis à saúde e a vida;
  • dotar o aluno dos princípios essenciais que o capacite e o torne agente multiplicador da consciência ecológica;
  • capacitar o aluno a reconhecer situações de emergência no ambiente aquático (lagos, rios, mares, piscinas…) e habilitá-lo a tomar as providências corretas;
  • melhorar a qualidade de vida do aluno aumentando sua autoconfiança e auto-estima em decorrência do sucesso em realizar as diferentes etapas propostas ao longo do aprendizado;
  • aumentar o número de praticantes do esporte fazendo de brasília um centro de referência nacional;
  • expandir o campo de trabalho para profissionais da área, promovendo a especialização dos profissionais;
  • divulgar e difundir o esporte.